O ROTEIRO DE CHARME PARA O INVERNO
São lugares diferentes dos hotéis de serra que se costuma ver em Campos do Jordão, Nova Friburgo, Gramado e Canela. Até alguns anos atrás, hospedagem com conforto, requinte e boa comida era sinônimo de cidade grande no Brasil. Só os hotéis de luxo ofereciam essa combinação. Quem quisesse viajar para o interior, mesmo para as regiões serranas, tinha de se contentar com pousadinhas modestas, de acomodações simples e comida regional sem grande inspiração. Os novos refúgios que agora oferecem bem mais que isso, seguem uma tendência internacional. Lugares assim são bastante comuns em países como o Canadá, Argentina e Chile, onde é possível encontrar acomodações mágicas que, em meio a paisagens estonteantes, oferecem serviços, conforto e comida que nada ficam a dever aos melhores hotéis cinco estrelas. Já existe pelo menos uma dúzia desses refúgios charmosos nos estados de São Paulo, Rio e Minas Gerais. Em Visconde de Mauá, cidade serrana do Rio, perto da divisa com São Paulo e Minas Gerais, há vários desses hotéis. Na maioria dos casos, seus donos são pessoas que foram passear no mato e não conseguiram mais voltar para a cidade. Foi o caso do carioca Lauro que ali, construiu a Tijupá, uma simpática pousada situada em uma estradinha de terra onde raramente passa carro. Os chalés são equipados de banheiras com hidromassagem, das quais se tem uma vista maravilhosa da paisagem serrana.
Veja
"É preciso ter ouvido a propaganda boca a boca de quem foi e adorou. Aqui a Serra da Mantiqueira não tem a fama nem o mesmo glamour de Campos do Jordão, que todo mundo sabe onde fica. Ao contrário da estância de inverno mais badalada do Brasil, esse pedacinho dos Alpes no meio da Dutra continua simples e caipira como sempre foi, mas, em compensação, é mais misteriosa, surpreendente e democrática, com espaço para públicos tão diferentes quanto milionários que chegam de helicóptero para um fim de semana de luxo e privacidade, ou mochileiros que acampam às margens do encachoeirado - e gelado - Rio Preto". E sugere "A lareira é um item obrigatório nos melhores hotéis da região, como o Tijupá. Além do ambiente, ela aquece também os corações."
Viagem e Turismo
"SUGERE UM ROTEIRO ROMÂNTICO EM VISCONDE DE MAUÁ...um lugar que reserva surpresas pra lá de românticas para quem almeja momentos de dolce far niente. Hotéis estrelados como o Tijupá, seduzem os hóspedes com uma lista de encantos que inclui desde quartos equipados com lareira até mesas de café da manhã cinematográficas."
Elle